O Palácio de Buckingham informou que o Rei Charles lll está com câncer. Mas e se ele precisar afastar das atividades reais? Quem assume o lugar? Nós fomos atrás desta resposta.

A nota divulgada pela Residência Oficial do Monarca no Reino Unido informava que ele passou recentemente por um procedimento médico em razão de um aumento benigno da próstata e que os médicos perceberam um possível problema não relacionado com o procedimento original, não informando mais detalhes sobre qual tipo de câncer que acomete o rei.

Os médicos recomendaram a Charles lll que adie algumas atividades públicas, mas ele deve realizar trabalhos de escritório e algumas obrigações de estado.

Se o estado de saúde piorar, o rei poderá ser afastado das ações reais. Nesta possibilidade, a bbc informou que, na Constituição do Reino Unido fica determinado que um Conselho de Estado deve ser nomeado para ocupar o lugar.

Atualmente fazem parte do Conselho: Rainha Camilla (mulher de charles); Príncipe William (filho mais velho); Princesa Anne (irmã) e o Príncipe Edward (irmão). Ficam de fora Harry e Andrew que são príncipes da realeza, mas não podem trabalhar em funções reais.

Membros do conselho:

– Rainha Camilla (mulher de charles)

– Príncipe William (filho mais velho)

– Princesa Anne (irmã)

– Príncipe Edward (irmão).

– Não participam: Príncipes Harry e Andrew que são da realeza, mas não podem trabalhar em funções reais.

As ordens dos familiares que estão no grupo e assumiriam interinamente não necessariamente são as sucessões em caso de morte.

Rei Charles lll assumiu o trono após a morte da Rainha Elizabeth ll em Setembro de 2022. O primeiro da linha de sucessão é o filho mais velho, Príncipe William, seguido dos filhos do príncipe: George, Charlotte e Louis.

Reportagem: Marcos Nazone.