O presidente americano Joe Biden anunciou nesta segunda-feira que estão trabalhando em um acordo para libertar reféns retidos pelo Hamas. Para isso, uma trégua de pelo menos seis semanas está em negociação.

Foi anunciado nesta segunda-feira pelo presidente Joe Biden que está em negociação um possível acordo para o cessar-fogo no período de seis semanas nas desavenças entre Israel e o grupo islamista palestino Hamas. O acordo tem o objetivo de libertar os reféns presos em Gaza. As negociações estavam sendo mediadas por Egito, Catar e pelos Estados Unidos desde a semana passada. O presidente americano acrescentou ainda que os civis que se refugiam em Rafah, na fronteira com o Egito, “precisam ser protegidos”.

Até o momento, 134 reféns estão retidos pelo Hamas, segundo Israel. Rafah é a cidade que fica ao extremo sul de Israel e faz fronteira com o Egito. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou na semana passada que o exército israelense preparasse um plano para retirar os civis da região.

Rafah é considerada também o último refúgio de cerca de 1 milhão e 500 mil pessoas, praticamente a população inteira da faixa de Gaza, que desde o início do conflito deixaram o norte, o centro e outras cidades do sul do território palestino devido aos ataques. A guerra entre Israel e Hamas completou quatro meses, ocorre desde o dia 7 de outubro do ano passado, quando mais de 1.400 pessoas foram mortas e outras centenas sequestradas pelo Hamas.

Reportagem: Rackel Vieira