Natureza em crise! Um relatório da Organização das Nações Unidas revelou que 44% das espécies migratórias estão em declínio. E os animais marinhos são os mais afetados pelo risco de extinção.

O primeiro relatório sobre o estado das espécies migratórias do mundo, divulgado nesta semana pela Organização das Nações Unidas (ONU), revelou um declínio populacional em 44% das espécies migratórias listadas. Mais de um quinto está ameaçado de extinção, sendo a vida marítima a mais afetada, com 97% dos peixes na lista em risco. O levantamento aponta que o risco de extinção está aumentando para as espécies migratórias em todo o mundo. Segundo o estudo da ONU, 58% dos locais monitorados, reconhecidos como importantes para as espécies em extinção, estão sofrendo níveis insustentáveis de pressão causada pelos humanos.

O relatório aponta para as duas principais ameaças: a superexploração e a perda de habitat devido à intervenção humana. Conforme revelado no documento, três em cada quatro espécies listadas sofrem com os impactos diretos da perda, degradação e fragmentação de seus habitats naturais. Além disso, sete em cada 10 dessas espécies também enfrentam os efeitos nocivos da superexploração, que incluem tanto a captura intencional como a acidental.

Além dessas ameaças tradicionais, mudanças climáticas, poluição e presença de espécies invasoras estão emergindo como fatores adicionais que aumentam as dificuldades enfrentadas pelas espécies migratórias.

Reportagem: Priscyla Ávila