Uma pesquisa revelou que 76,6% dos brasileiros temem que a Inteligência Artificial substituirá seus empregos. Os dados são de um levantamento realizado pela page interim, com um pouco mais de 5 mil profissionais da América Latina.

Uma pesquisa conduzida pela page interim aponta que 76,6% dos profissionais brasileiros temem que a inteligência artificial (ia) substitua seus empregos, citando preocupações com desemprego, privacidade e segurança de dados. A pesquisa foi feita com 5.354 profissionais da America Latina.

Conforme aponta o Fundo Monetário Internacional (FMI), 40% dos empregos em todo o mundo corre o risco de serem afetados pelo avanço da Inteligência Artificial, no entanto, apesar dos receios, 32,1% acreditam que não afetará e veem o potencial benéfico da tecnologia. A pesquisa da page interim revela que apenas 3% dos entrevistados consideram exagerado o impacto da Inteligência Artificial, enquanto 3,4% ainda não têm uma opinião formada.

Inteligência Artificial (ia) vai afetar empregos?

Fonte: page interim

40% acreditam que sim

32,1% acreditam que não

3% consideram exagerado

3,4% não tem opinião formada

Embora a maioria teme a falta de vagas no mercado de trabalho por conta da Inteligência Artificial, um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts calculou que as pessoas não deverão perder empregos para robôs tão rápido. O instituto indica que, por enquanto, apenas 23% dos empregos vulneráveis à Inteligência Artificial seriam economicamente atrativos para o uso da ferramenta e, em muitos casos, os humanos continuam sendo a opção mais econômica.

Reportagem: Rackel Vieira.