A Organização Mundial da Saúde, a OMS, emitiu um alerta sobre o aumento de casos de sarampo no mundo. No ano de 2023 mais de 300 mil diagnósticos da doença foram registrados.

O número de casos de sarampo em todo o mundo, tem aumentado, segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS. Diagnósticos de sarampo e rubéola tiveram aumento em diversos países, exceto nas Américas.

De acordo com os dados mais recentes, mais de 300 mil casos de sarampo foram registrados ao longo de 2023, o que representa um aumento de 79% em relação ao ano anterior. Além disso, 51 países reportaram grandes surtos da doença em 2023, em comparação com 32 no ano anterior.

Aumento de 79%

51 países em 2023

32 países em 2022

E o número ainda pode ser maior, devido aos casos não reportados em todo o mundo. Estima-se que o número de mortes relacionadas ao sarampo aumentou em 43% em 2022, totalizando mais de 130 óbitos, e tendência é que esse número continue a crescer com o aumento dos casos em 2023.

Mortes por Sarampo em 2022

Aumento de 43% – 130 óbitos

De acordo com a OMS, 2024 poderá ser um ano desafiador, com probabilidade de casos e mortes entre crianças não vacinadas contra o sarampo. A OMS prevê que mais da metade dos países do mundo estejam em alto ou altíssimo risco de surtos da doença até o final do ano.

No Brasil, após um período de eliminação do sarampo em 2016, o vírus voltou a circular em 2018, levando à perda da certificação de país livre da doença em 2019. Desde então, em alguns estados apresentaram alguns surtos da doença.

O Sarampo é uma doença infecciosa grave que pode levar à morte e é altamente contagiosa, transmitida através de tosse, fala, espirro ou respiração de uma pessoa infectada. Os sintomas incluem manchas vermelhas na pele, febre alta, tosse, conjuntivite e mal-estar intenso. A vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir o sarampo, e três tipos de vacinas estão disponíveis atualmente para proteção contra a doença: a vacina dupla viral, a vacina tríplice viral e a vacina tetra viral.

Reportagem: Rackel Vieira.