Você já ouviu falar do “Fevereiro Roxo”? Essa campanha tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento de algumas doenças crônicas, incluindo o lúpus. Cerca de 65 mil pessoas lidam com essa condição no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia.

De acordo com as estatísticas, a maioria dos casos afeta mulheres, especialmente entre 20 e 45 anos de idade. Estima-se que uma em cada 1,7 mil brasileiras tenha essa doença.

O lúpus é uma doença inflamatória crônica que leva o corpo a produzir mais anticorpos do que o necessário. Esses anticorpos em excesso passam a atacar o corpo, afetando vários órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins, pulmões, cérebro e coração.

Quando afeta apenas a pele, é chamado de lúpus cutâneo; quando atinge além da pele, outros órgãos e sistemas, é chamado de lúpus eritematoso sistêmico.

A causa dessa doença ainda é desconhecida, mas acredita-se que tenha origem em fatores genéticos, hormonais e ambientais.

Os sintomas mais comuns do lúpus incluem lesões na pele, fadiga, dores nas articulações, rigidez muscular e dificuldade para respirar.

Embora não tenha cura, existem tratamentos que podem aliviar os sintomas.

Celebridades como Lady Gaga, Selena Gomez e Astrid Fontenelle foram diagnosticadas com lúpus, mostrando que é possível viver bem e com qualidade de vida.

Reportagem: Ana Beatriz Mello