A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência decretada em 17 dos 22 municípios do acre no último domingo pelo Governador, Gladson Cameli, por conta das inundações causadas pela elevação dos níveis dos rios e igarapés.

O Acre enfrenta uma cheia histórica em 2024. Em todo o estado, mais de 14 mil pessoas estão fora de casa e pelo menos 23 comunidades indígenas no interior do Acre também sofrem com os efeitos das enchentes. Nas dez cidades mais críticas, há 62 abrigos públicos atendendo 5.960 pessoas desabrigadas. Além disso, há 8.516 pessoas desalojadas,ou seja, que foram para casa de familiares ou amigos.

Somente na Capital Rio Branco, são cerca de mil pessoas desabrigadas e pelo menos 500 pessoas desalojadas. O rio acre continua acima da cota de transbordo e na manhã desta quarta-feira, 28, chegou a 16,45 metros, na capital. Alimentos e itens de primeira necessidade estão sendo enviados pelo governo do estado para auxiliar a população atingida pelas cheias.

Reportagem: Priscyla Ávila.