A Receita Federal começou hoje o pagamento para pessoas físicas que caíram na malha fina. O lote residual do imposto de renda pessoa física de fevereiro de 2024 está sendo pago, totalizando mais de 304 milhões de reais destinados aos contribuintes que regularizaram suas pendências com o fisco.

Do montante de 304 milhões e 100 mil reais, mais de 208 milhões são direcionados a contribuintes com prioridade, como idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, aqueles com deficiência física, mental ou doença grave, e os cuja principal fonte de renda é o magistério.

Além disso, 80.680 contribuintes sem prioridade legal serão beneficiados, os quais escolheram a declaração pré-preenchida ou receber a restituição via Pix. Mais de 80 mil contribuintes não prioritários também serão contemplados.

Para consultar os valores, é possível acessar o site gov.br/receitafederal ou utilizar o aplicativo da instituição.

Caso o contribuinte não esteja na lista de pagamento, é necessário acessar o centro virtual de atendimento ao contribuinte e verificar o extrato da declaração. Se houver pendências, é preciso enviar uma declaração retificadora e aguardar pelos próximos lotes da malha fina.

A restituição será depositada diretamente na conta bancária informada na declaração, podendo ser realizada de forma direta ou por meio da chave Pix. Caso o crédito não seja efetuado por algum motivo, os valores estarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Reportagem: Ana Beatriz Mello