Goiás ganha nova sede para gestão do serviço de monitoração eletrônica, responsável por manter a vigilância à distância de pessoas submetidas a medida cautelar, condenadas por sentença transitada em julgado ou em medidas protetivas de urgência.

Para a criação da sede da seção integrada de monitoração eletrônica foram investidos 69 milhões de reais. O novo espaço foi equipado com aparelhos modernos, inclusive um vídeo wall, tecnologia com telas digitais reunidas que são gerenciadas de forma centralizada e programadas para exibir informações. De acordo com o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, esse sistema de monitoramento é capaz de dar maior segurança às pessoas, às vítimas, e para os policiais, que vão enfrentar o cidadão que não está cumprindo uma ordem legal.

A estrutura funciona 24 horas por dia e os policiais penais podem acompanhar, em tempo real e com alta resolução, onde estão os custodiados, ocorrências e eventuais violações das medidas judiciais impostas aos presos sob vigilância. Além disso, a seção é encarregada pela distribuição de botões do pânico e tornozeleiras eletrônicas. Goiás é o quarto estado no país em número de monitoração eletrônica – perde apenas para o Paraná, Mato Grosso e Ceará.

Reportagem: Marcos Nazone.