Com o sucesso do PIX, a modalidade de pagamento via boleto foi alterada e contará com uma novidade a partir de sexta-feira. Os documentos passarão a ser compensados no mesmo dia de pagamento.

A mudança foi anunciada pela Federação Brasileira de Bancos, a Febraban. A partir do próximo dia 15, o processamento dos boletos poderá ser realizado no mesmo dia do pagamento. A mudança irá afetar o pagamento de boletos quitados até às 16h30. Então quando a pessoa pagar o documento até esse horário o cobrador poderá receber o dinheiro ainda no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com a instituição financeira.

Na prática, não haverá alteração para quem está pagando o boleto, apenas para quem recebe. A mudança visa agilizar e modernizar esse meio de pagamento, que perdeu espaço com a chegada do PIX. Inclusive, a praticidade da ferramenta já remodelou o mercado financeiro, com o fim das transferências via doc e tec neste ano. Apesar disso, o boleto ainda é um meio de pagamento que acompanha o dia a dia das pessoas para pagamento de escolas, condomínios, planos de saúde, financiamentos, cartões de crédito e cobrança entre empresas. Quando entrar em vigor na sexta-feira, a nova regra será válida para todas as instituições bancárias.

De acordo com a Febraban, a mudança, que se tornará obrigatória, deverá afetar o sistema de um total de 136 bancos que já atuam no brasil. A estimativa da instituição é de que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia. No último ano a modalidade de pagamentos somou uma movimentação de R$ 5,8 trilhões no Brasil. No total, foram pagos 4,2 bilhões de boletos bancários no período.

Reportagem: Priscyla Ávila.