De acordo levantamento do painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil já registrou 391 mortes por dengue de janeiro até esta segunda-feira. Os dados apontam que os casos prováveis da doença chegaram a 1.538.183 e há 854 mortes e investigação. 55,5% dos casos prováveis são de mulheres e 44,5% de homens. Pessoas da faixa etária entre 30 e 39 anos correspondem ao maior número de ocorrências de dengue no país, em seguida vem o grupo de 40 a 49 anos e depois os de 50 a 59 anos.
Entre os estados com maior incidência de casos de dengue, Minas Gerais segue na liderança com 513.538. Na sequência vem São Paulo, Paraná, e o Distrito Federal. Pelo menos oito unidades da Federação decretaram emergência em saúde pública: Acre, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

Emergência em Saúde Pública:

– Acre

– Distrito Federal

– Goiás

– Rio de Janeiro

– Espírito Santo

– Santa catarina

– São paulo

– Minas gerais

Os principais sintomas da dengue são dor de cabeça ou atrás dos olhos, febre alta, náusea e vômitos, diarreia, dores nas juntas e articulações, sonolência e manchas vermelhas pelo corpo.

Reportagem: Priscyla Ávila.