O novo teto da taxa de juros de 1,72% ao mês para empréstimos consignados a aposentados e pensionistas entrou em vigor nesta segunda-feira. A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de previdência social no fim de fevereiro.

A partir de agora aposentados e pensionistas que aderirem empréstimos pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, vão se deparar com outra taxa de juros. O limite para o empréstimo com desconto em folha que antes era de 1,76% caiu para 1,72% ao mês, uma queda de 0,04 pontos percentual. Já no cartão de crédito consignado a redução foi de 2,61% para 2,55% ao mês.

Este é o sexto recuo desde março do ano passado, quando foi definido uma mudança do limite para o empréstimo com desconto em folha, de 2,14% para 1,97% ao mês, em um acordo entre o Governo Federal e Instituições Bancárias.

O Ministério da Previdência Social, informou que a partir de agora os bancos e instituições financeiras ficam proibidos de ofertar empréstimos e cartões consignados com taxas superiores aos novos tetos.

Segundo as regras do empréstimo consignado, o segurado do INSS pode comprometer até 45% do benefício com o empréstimo. Desse total, 35% são para empréstimo pessoal, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão de benefício.

Regras do empréstimo consignado:

– Até 45% do benefício pode ser comprometido

– 35% são para Empréstimo pessoal

– 5% para cartão de crédito

-5% para cartão de benefício

O valor do empréstimo pode ser pago em até 84 meses, ou seja sete anos, e os juros são limitados, o que significa que a instituição financeira pode cobrar menos, mas não mais do que essa taxa.

Para conferir as taxas, é necessário acessar o site meu.Inss.Gov.Br ou aplicativo meu INSS.

Reportagem: Ana Beatriz Mello.