Há 200 anos, Brasil ganhava sua primeira constituição. Nela foi instituída a criação do Senado Federal. Uma série de atividades estão sendo promovidas para celebrar o bicentenário da Casa Legislativa.

Há 200 anos, Brasil ganhava sua primeira Constituição. O documento foi imposto pelo Imperador Dom Pedro 1°, vigorando por 65 anos, até a Proclamação da República em 1889. A carta magna estabeleceu a criação do Senado, que chega ao seu bicentenário nesta segunda-feira. Criada pela Constituição de 1824, outorgada em 25 de março daquele ano, a casa passou por diversas transformações ao longo desses dois séculos e teve papel decisivo em momentos marcantes da história do Brasil. Para marcar os 200 anos de fundação, a casa realiza, nesta segunda-feira, às 15h, uma sessão solene com a presença de diversas autoridades e representações estrangeiras. Na cerimônia, serão relembrados momentos históricos do Senado ao longo dos dois séculos de existência, assim como falas do Presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (psd-mg), e de outras autoridades que ajudaram na Construção Histórica do Parlamento Brasileiro.
Entre os convidados estão o Presidente Lula e o Vice Presidente Geraldo Alckmin, Ministros e outras autoridades. A sessão solene é apenas uma das atividades planejadas para celebrar os 200 anos do Senado no dia 25.

O dia festivo começou com seminário e palestra pela manhã. À noite, acontece o espetáculo musical “senado 200 anos: uma jornada histórica rumo ao futuro”, com a apresentação da Orquestra Bachiana Jovem SESI-SP, sob regência do Maestro João Carlos Martins, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Ao longo de 2024, as comemorações dos 200 anos incluirão atividades como distribuição de material didático, exposições, lançamentos de livros e novos conteúdos jornalísticos e culturais nos veículos de comunicação do Senado.

Reportagem: Priscyla Ávila.