Uma pesquisa recente mostrou um dado alarmante quanto à saúde das crianças. O levantamento aponto que quase 30% delas sentem dores em músculos, ossos ou ligamentos.

Cerca de 27% das crianças e adolescentes brasileiros sofre com dores sem causa específica em ossos, ligamentos e músculos –a chamada dor musculoesquelética–, de acordo com estudo publicado recentemente no Brazilian Journal of Physical Therapy. Além de contribuir para desmistificar o problema, que, segundo os autores, é frequentemente subestimado por pais e profissionais da saúde, conhecer sua extensão permite planejar melhor os gastos com dor crônica em adultos, considerada a principal causa de incapacidade em todo o mundo.

Na pesquisa, 2.688 crianças e adolescentes com idade média de 12 anos, provenientes de 28 escolas públicas e privadas de fortaleza (ceará), e de ITU, salto, São Sebastião e São Paulo, responderam a um questionário com perguntas sobre a ocorrência de dor no corpo capaz de causar impacto em sua vida cotidiana, como faltar na escola e/ou impedir a realização de atividades do dia a dia e/ou esportivas.

Entre esses jovens, 27,1% relataram ter sentido dor musculoesquelética incapacitante nos 30 dias anteriores. As costas foram a parte do corpo mais citada, por 51,8% dos entrevistados, seguida pelas pernas (41,9%) e pelo pescoço (20,7%).

27,1% – dor musculoesquelética incapacitante nos 30 dias anteriores;

51,8% – dores nas costas;

41,9% – dores nas pernas;

20,7% – dores no pescoço;

O trabalho trouxe ainda outros dados importantes sobre as características das crianças que mais sentiam dor: eram mais velhas (final da adolescência), mantinham pior relacionamento com a família, apresentavam mais sintomas negativos psicossomáticos, tinham menos qualidade de vida (também avaliada por questionários) e pareciam gastar mais tempo assistindo televisão e com jogos de videogame.

Reportagem: Priscyla Ávila.