O embate entre o Ministro do STF Alexandre de Moraes e do bilionário Elon Musk teve início no sábado, quando o dono tesla emitiu críticas referentes as decisões tomadas pelo magistrado da suprema corte nas investigações que são lideradas pelo Ministro.
Musk que é o dono da rede social x, fez uma postagem no sábado com o seguinte comentário: ” por que tanta censura no Brasil”.

Pouco tempo depois, Musk fez nova postagem ressaltando novamente, o que ele chama de ” censura agressiva” em referência ao posicionamento de Alexandre de Moraes.

Na sequência o empresário fez uma nova postagem ameaçando desativar os perfis dos usuários que foram bloqueados na justiça na rede social X.

Após isso o Ministro Alexandre de Moraes se posicionou oficialmente e ordenou que a conduta de Elon Musk seja investigada.

Em um dos trechos do inquérito que foi instaurado contra o magnata consta: “Incitação ao Crime, Ameaça Pública de Desobediência de Ordens Judiciais e Futura Ausência de Cooperação da Plataforma X, são fatos que segundo Moraes, desrespeitam a soberania do Brasil.

Com essas prerrogativas, Alexandre de Moraes incluiu Elon Musk no inquérito das milícias digitais.

Sobre as declarações de Musk que iria reativar perfis no X que foram bloqueados pela Justiça, Alexandre de Moraes estipulou uma multa no valor de R$ 100 mil para cada conta reativa, sem Aval Judicial.

Reportagem: Segismar Júnior.