Oito em cada dez pessoas no mundo consomem algum tipo de fast-food. Os dados são de um estudo realizado pela empresa Kantar. Mas você sabe o que o excesso desses alimentos pode acarretar na saúde a longo prazo? Confira na reportagem.

Atualmente, muitas pessoas optam por comer fast food, ou seja, comidas rápidas. Escolher esses alimentos tornou-se comum devido à praticidade e tem sido mais procurado por causa da rotina, que muitas vezes é pesada e ocupa muitas horas do dia.

Segundo a pesquisa da empresa Kantar, oito em cada dez pessoas no mundo consomem algum tipo de fast food e visitam este tipo de restaurante em média duas vezes ao mês, totalizando aproximadamente 24 refeições ao ano.

Dados mostram que no ano passado, países como Tailândia e Coreia do Sul realizaram ao menos um pedido por semana. No Brasil, China e Indonésia, esse número cai para uma vez a cada 15 dias.

Entre os principais motivos para pedir fast-food, estão poupar o trabalho na hora de cozinhar, que aparece com 24% dos votos; usar a refeição como mimo ou recompensa, registrado com 14%; e preferir ficar em casa a visitar um restaurante, com 13%.

Fonte: Kantar

Motivos para pedir fast food:

  • Poupar o trabalho na hora de cozinhar: 24%
  • Mimo ou recompensa: 14%
  • Preferir ficar em casa a visitar um restaurante: 13%

Pizzas, hambúrgueres, frango frito e até os famosos macarrões instantâneos são os alimentos mais pedidos em países da América do Sul, parte da América do Norte, países da Europa e da Ásia.

Mesmo sendo prático no dia a dia, consumir em excesso comidas que são ricas em gorduras, açúcares e pobres em nutrientes pode, a longo prazo, prejudicar a saúde e acarretar doenças físicas e mentais.

Para esta especialista, organizar a alimentação é crucial para manter uma boa saúde.

Reportagem: Ana Beatriz Mello