O Congresso Nacional se reúne nesta quarta-feira para votar vetos do presidente Lula. A pauta está repleta de projetos de lei importantes para o governo federal, que deve ter algumas derrotas em matérias que foram aprovadas pelo parlamento com ampla maioria e sofreram vetos.

O Congresso Nacional se reúne hoje em sessão para analisar vetos presidenciais. A pauta está cheia de projetos de lei considerados importantes para o governo federal. Mesmo com negociações de líderes e articuladores do Planalto, o governo do presidente Lula deve sofrer algumas derrotas em PLs que foram aprovados pelo parlamento com ampla maioria e sofreram vetos. Vinte e oito vetos trancam a pauta das casas legislativas atualmente, ou seja, ultrapassaram o prazo constitucional para serem analisados. Esses itens precisam ser votados pelos parlamentares antes para que outras matérias sejam discutidas.

Entre os destaques está o texto que restringe as saídas temporárias de presos. O presidente Lula sancionou o projeto com veto ao trecho que impediria detentos de visitarem familiares em feriados. Outros vetos importantes a serem analisados pelos parlamentares são os que atingem a regulamentação das apostas esportivas e a Lei de Licitações. O foco do governo, porém, concentra-se na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária Anual. Lula vetou R$ 5,6 bilhões destinados a emendas de comissão, que são reclamados pelos parlamentares. Os auxiliares de Lula passaram os últimos dias articulando a fim de evitar surpresas desagradáveis para o governo.

O encontro de deputados e senadores deve começar às 19h.

Reportagem: Priscyla Ávila