O trânsito no viaduto José Alves, do cruzamento da Avenida 85 com a T63, em Goiânia, foi liberado ontem. O local estava interditado para obras de recuperação, desde o dia 15 de julho, quando o complexo do viaduto sofreu um incêndio.

Depois de um mês e sete dias com o trânsito interditado, quem precisou passar pelo Viaduto do cruzamento da Avenida 85 com a Avenida T63, na capital, na manhã desta segunda-feira, notou uma grande diferença no fluxo de veículos. O trânsito no local foi totalmente liberado ontem às 5 horas da manhã.

O trânsito no local ficou interditado pela Secretaria Municipal de Mobilidade desde o dia 15 de julho, quando o complexo sofreu um incêndio. A passagem dos motoristas ficou barrada na alça superior e na trincheira. Apenas na T-63, que fica na parte de baixo do Viaduto, estava liberado. Desde então a Prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria de Infraestrutura realizou o trabalho de recuperação do Viaduto. A meta era a liberação da estrutura o mais breve possível, mas apenas após cumprir todas as normas de segurança e protocolos de engenharia.

As chamas atingiram cerca de 60 placas do complexo viário, de um total de aproximadamente 600 que faziam o revestimento. Todas foram recolhidas. A partir de agora o espaço será coberto por obras de arte urbana, a exemplo do que aconteceu em viadutos recém inaugurados nas avenidas Perimetral e na Jamel Cecílio.

As placas de revestimento metálicos do Viaduto Joao Alves são utilizadas em projetos arquitetônicos no mundo todo, mas são propícias a pegarem fogo mais rápido em caso de incêndio. Contundo, após o incidente em Goiânia, a Prefeitura irá remover o revestimento de outras dois empreendimentos da capital por segurança.

Repórter: Rackel Vieira
Imagens: Flávio Bonfim
Produção: Rone Costa