Segundo os organizadores, o evento teve como objetivo conscientizar sobre a importância da inclusão, interação e integração das pessoas com deficiência na sociedade, bem como no esporte.

Tênis de mesa, bocha, parabadminton e atletismo, essas foram as quatro modalidades de paradesporto oferecidas na quarta edição do Festival Paralímpico no Centro de Excelencia do Esporte, em Goiânia, neste fim de semana.

O evento, que é realizado em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiencia, comemorado neste mês de setembro, tem como objetivo fomentar o paradesporto local.

A programação foi realizada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, em parceria com a Prefeitura de Goiânia. Representando o secretário Municipal dos Esportes, o coordenador do Centro de Referencia Paralímpico, João Turíbio, destacou a importância do incentivo ao desporto na capital.

O incentivo e a prática do esporte paralímpico na vida das pessoas é de fundamental importância na busca da superação. É o caso da campeã pan-americana de atletismo, Giovana Ramos. Ela participa do Festival desde a primeira edição. Para ela, o evento é importante para trocar experiências com outras pessoas e, principalmente, mostrar para as crianças e adolescentes, que também tem deficiência, que não existem limites para praticar esporte.

Mais de 105 cidades brasileiras realizaram o evento simultaneamente. Aqui em Goiás, cerca de 700 crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, de 10 cidades goianas, participaram gratuitamente do festival paralimpico. As atividades também foram abertas a crianças e adolescentes sem deficiência, como uma forma de apresentar e difundir o movimento paralimpico para a sociedade.

Inclusão pode significar também oportunidade. O esporte paralímpico dá, justamente, oportunidade das pessoas se superarem diariamente e acreditarem e mostrarem seus respectivos potenciais. Quem entende essa importância, também, é o Weverton. Ele tem deficiência visual e mesmo assim, as limitações de enxergar não o impediu de ir atrás dos sonhos de trabalhar com o esporte.

Repórter: Rackel Vieira
Imagens: Flávio Bonfim
Produção: Rone Costa