O prefeito Rogério Cruz esteve na Câmara Municipal de Goiânia na manhã desta segunda-feira, para prestar contas de sua gestão à frente da Prefeitura de Goiânia, referente ao segundo quadrimestre de 2022. O prefeito, que esta chegando a metade de seu mandato, começou seu discurso dizendo que dedicou os últimos meses na formatação do programa de investimento com recursos próprios, Goiânia Adiante. Segundo o prefeito, o programa irá empregar mais de um milhão e setecentos reais em obras de infraestrutura e mobilidade, saúde e também a educação.

O prefeito fez considerações sobre o Portal da Transparência que é coordenado pela Controladoria Geral de Goiânia. Segundo ele, o município já começou a trabalhar nos mais de vinte critérios adicionais da nova matriz para atualização do portal exigidas pelo TCM.

Outro ponto apresentado pelo prefeito foi com relação ao IPTU, o prefeito reafirmou o compromisso de revogar o aumento que chegaram até quarenta e cinco por cento e limitado a correção ao índice de inflação, além de ampliar a faixa de isenção para os moradores de imóveis com valor menor de até cento e quarenta mil reais.

A prestação de contas também foi apresentada pelo secretário municipal de Finanças, Vinicius Henrique Alves, que abordou sobre os números do município durante a gestão. De acordo com o secretário, sobre os dados fiscais, Goiânia apresentou um superávit orçamentário de 709,4 milhões de reais no segundo quadrimestre deste ano.

Com relação aos investimentos na área da saúde, a aplicação foi de 18, 42%, mais que o exigido mínimo de 15%. Já na area da educação foram aplicados 20,52% 4,8% a menos da aplicação mínima prevista por lei.

A Lei de Responsabilidade Fiscal exige que o chefe do Executivo preste contas do cumprimento das metas fiscais de sua administração ao poder Legislativo, a cada período de quatro meses (janeiro-abril; maio-agosto e setembro a dezembro). A lei é essencial na administração das contas públicas para estabelecer limite para gastos que podem ser feitos pelas Prefeituras, impondo controle e transparência às despesas municipais.

Repórter: Rackel Vieira
Imagens: Flávio Bonfim
Produção: Rone Costa