O medicamento que já era usado no Brasil para controle da diabetes, promete resultados satisfatórios, desde que usado da maneira correta.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, aprovou o uso da semaglutida no tratamento para a obesidade e o sobrepeso. O medicamento injetável de uso semanal já é conhecido pelos brasileiros, mas até então, era usado apenas para o controle do diabetes. Segundo um estudo realizado no mundo inteiro com mais de quatro mil e quinhentas pessoas, os pacientes que utilizaram o medicamento conseguiram uma perda corporal média de 17%. Além disso, um em cada três pacientes perdeu 20% do seu peso corporal. Os participantes registraram ainda redução da circunferência abdominal e da pressão arterial.

No Brasil, não será necessário apresentar receita para a compra do medicamento, mas como em todo tratamento, há riscos de efeitos colaterais. Por isso, a orientação é que de a injeção não seja aplicada sem antes uma avaliação médica.

Dados da Federação Mundial de obesidade mostram que atualmente existem 764 milhões de pessoas vivendo com obesidade no mundo. Já no Brasil, a expectativa é de que 29 milhões de mulheres, 21 milhões de homens e sete milhões e setecentas mil crianças, desenvolvam a doença até 2030.

Reportagem: Andreia Nikely