O Ministério da Fazenda divulgou que o estado de Goiás apresentou crescimento de 37% no número de exportações no mês de agosto na comparação com o mesmo período do ano passado.

O saldo foi positivo para as exportações goianas. No oitavo mês do ano o valor superavitário foi de 810 milhões de dólares, equivalente a 4 bilhões de reais.

Os municípios de Rio Verde, Jataí, Mozarlândia e Montividiu foram os que mais comercializaram as mercadorias com outros países durante esse período. A maioria das vendas é composta por produtos do complexo da soja, grão, farelo e óleo, com 38, 66%, depois vem o complexo de milho, 21,06%, carnes com 15,01% e açúcar registrando 6,08%. Nestes casos os principais destinos são a China, Vietnã, Indonésia e Japão.

Já em relação as importações, a China, Estados Unidos e Tailândia foram os principais vendedores de mercadorias para o território goiano.

Entre os produtos mais adquiridos estão os insumos farmacêuticos, adubos, veículos automóveis, reatores nucleares e produtos químicos orgânicos.

Com os números positivos, Goiás está na oitava colocação no ranking nacional dos principais exportadores do Brasil em 2023.

Reportagem: Marcos Nazone