Reforma ministerial anunciada por Lula gerou críticas de aliados do presidente, inclusive pela saída de mulheres do comando de algumas pastas.

As mudanças de ministros em pastas estratégicas fez com que o governo perdesse o recorde de mulheres no primeiro escalão, fato que vem gerando um clima de tensão com os próprios aliados. As críticas são diretas e indiretas e, inclusive, levou ministros a saírem a campo para tentar minimizar as reclamações.

Ontem mesmo durante o desfile de 7 de setembro na esplanada dos ministérios, esse climão pode ser presenciado, já que vários ministros estavam participando da cerimônia.

As trocas de cadeiras acontecem para tentar atrair partidos como Republicanos e PP, considerados do Centrão, e para isso, a Ministra dos Esportes Ana Moser foi demitida e substituída por um homem. Esse fato fez com que o governo Lula diminuísse a quantidade de mulheres nas pastas. Antes eram 11 em 37 ministérios, atualmente são apenas 9 em 38.

Existe também uma expectativa de que o PP receba o comando da Caixa Econômica Federal. Mas, essa troca deve ser oficializada em um segundo momento. A atual presidente da Caixa, Rita Serrano, foi indicada por quadros do Partido dos Trabalhadores.

Reportagem: Marcos Nazone