A décima oitava cúpula do G20, que reúne as 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia começa amanhã. O presidente Lula vai representar o Brasil e deve chegar ainda hoje na Índia, onde vai acontecer o evento.

O embarque do presidente Lula foi nesta quinta-feira e a chegada está prevista para hoje a noite pelo horário de Brasília e manhã de sábado pelo horário do país asiático.

A cúpula é o ponto alto das atividades do G20, que é o principal fórum de cooperação econômico internacional, e marca também a reta final da presidência rotativa do bloco que vai ser assumida pelo governo brasileiro, pela primeira vez, no dia primeiro de dezembro.

Lula participa de duas ações no sábado com temas diversos. Um sobre planeta, debate sobre desenvolvimento sustentável, transição energética, mudanças climáticas, preservação ambiental e emissões de carbono.

A outra é intitulada de Uma Família, para tratar do crescimento inclusivo, progresso nos objetivos de desenvolvimento sustentável, educação, saúde e desenvolvimento liderado por mulheres.

Reportagem: Marcos Nazone