Um vírus letal que está circulando em um estado do sul da Índia preocupa as autoridades do país asiático e altera parte da rotina local.

Para conter um surto do vírus, chamado de Nipah, que está se disseminando no estado de Kerala, as autoridades indianas criaram algumas diretrizes de segurança epidemiológica. Escolas foram fechadas, equipes médicas foram colocadas em quarentena, além do aumento da testagem da população. O transporte público do estado foi interrompido.

Um adulto e uma criança que estavam internados morreram devido a complicações do vírus. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o vírus Nipah é transmitido de animais para humanos. Entre os sintomas de quem contrai o vírus estão dor de cabeça, sonolência e uma reação que pode deixar a pessoa infectada em coma em poucos dias. O vírus também pode causar síndrome respiratória aguda.

Ainda não existe vacina contra o vírus e o tratamento é limitado. O Nipah foi identificado pela primeira vez na Malásia, onde um milhão de porcos foram sacrificados para evitar a transmissão do vírus.

O vírus Nipah foi listado pela OMS como uma ameaça epidêmica que necessita de investigação e desenvolvimento de medidas em caráter de urgência.

Reportagem: Rackel Vieira