Dados da pesquisa mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE mostram que a atividade turística em julho foi quase 8% maior do que o mesmo mês do ano passado.

Atividade turística no Brasil cresceu 7,8% em julho de 2023, na comparação com julho de 2022. O setor de serviços, onde o turismo está inserido, cresceu 12,8% em igual intervalo de tempo.

Conforme o IBGE o movimento positivo foi impulsionado pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo de passageiros, locação de automóveis, restaurantes, serviços de bufê, transporte rodoviário coletivo de passageiros, além de hotéis e agências de viagens.

Os estados que mais se destacam são: São Paulo com alta de 9,4%; Rio de Janeiro, com 14,0%, Minas Gerais, onde teve aumento de 16,1% e Bahia registrando 21,5% superior ao registrado no ano passado.

As maiores pressões para baixo vieram de distrito federal (-3,7%) e espírito santo (4,4%). Na comparação com o período de pré-pandemia, em fevereiro de 2020, o índice também demonstra alta de 6,2%.

Reportagem: Rone Costa