O Japão está enfrentando um envelhecimento significativo de sua população, como evidenciado pelos dados divulgados nesta segunda-feira. Pela primeira vez, o país registrou 10% de sua população com 80 anos ou mais. Isso representa quase 13 milhões de pessoas nessa faixa etária. Além disso, outros 36 milhões de habitantes têm 65 anos ou mais, o que corresponde a quase 30% da população total, mostrando um aumento de 0,1% em relação ao ano anterior.

Com esses números, o Japão agora tem a maior taxa de idosos do mundo, superando nações como a Itália e a Finlândia. O Instituto de Pesquisa sobre a População e a Segurança Social do Japão estima que, até 2040, as pessoas com mais de 65 anos representarão 34,8% da população do país asiático.

Esse envelhecimento populacional traz desafios significativos para o governo japonês em termos de cuidados de saúde, previdência social e planejamento urbano, uma vez que é necessário adaptar a infraestrutura para atender às necessidades de uma população cada vez mais idosa. Além disso, a baixa taxa de natalidade no país também contribui para esse cenário, o que pode ter implicações econômicas e sociais a longo prazo.

Reportagem: Marcos Nazone