A mancha de poluição no Rio Tietê, em São Paulo, atingiu uma extensão de 160 km, o que representa um aumento de 31% em relação ao ano passado.

Esses dados foram fornecidos pela Fundação SOS Mata Atlântica, que analisou 576 km dos 1.100 km totais do Rio Tietê, considerando 16 indicadores focados no índice de qualidade da água.

A expansão da mancha de poluição é preocupante, mostrando um agravamento da situação ambiental em relação aos anos anteriores. Em 2022, a mancha tinha 122 km de extensão, e em 2021, eram apenas 85 km.

Essa poluição está diretamente relacionada à grande população da cidade e à descarga de esgoto industrial em Mogi das Cruzes, localizada a 45 km da nascente do rio.

No entanto, vale destacar que ainda existem trechos do Rio Tietê com água de boa qualidade, abrangendo 119 km. Embora essa área aproveitável tenha diminuído em relação a 2021, quando eram 124 km, esses trechos podem ser utilizados para atividades como agricultura, pecuária e geração de energia em usinas localizadas em algumas partes do rio.

Reportagem: Marcos Nazone