Segundo a companhia nacional de abastecimento, a Conab. A produtividade média do cafezal do Brasil, considerando arábica e canéfora, cresceu quase cinco por cento 2023. Essa é a sua terceira maior safra de café da história.

A Conab projetou a safra de café no maior produtor e exportador global em 54,36 milhões de sacas de 60 quilos , leve queda na comparação com a previsão de maio, de 54,74 milhões de sacas.

Ainda assim, a produção de café do país, que havia colhido mais de 95% da safra até o final de agosto, deverá crescer 6,8% ante 2022, o que deve ajudar o país a recuperar suas exportações, após embarques mais fracos nos últimos anos.

Produtividade média do cafezal do Brasil, considerando arábica e canéfora, vai crescer 4,8% em 2023 ante 2022, para 29 sacas por hectare.

Considerando apenas o arábica, a colheita foi prevista em 38,16 milhões de sacas, uma melhora na comparação com as 37,9 milhões de sacas na previsão de maio.

Assim, a safra brasileira de arábica deverá crescer 16,6% ante 2022, com impulso de produção em Minas Gerais e São Paulo

Destaque para o desempenho de Minas Gerais, principal estado cafeicultor do país, que mesmo com os efeitos da bienalidade negativa sobre muitas das regiões produtoras apresenta um crescimento de 29,5% na produção

Reportagem: Rone Costa