Nesta segunda-feira, Matteo Messina Denaro, considerado o último chefe da máfia siciliana na Itália, faleceu aos 61 anos.

Matteo Messina Denaro era o líder do grupo mafioso Cosa Nostra na Sicília, uma das organizações mafiosas mais conhecidas da Itália. Segundo a Agência Europeia de Segurança Europol, essas máfias são capazes de manipular eleições e até mesmo infiltrar membros em cargos administrativos fora dos territórios que controlam.

Denaro foi diagnosticado com câncer de cólon depois de ser preso em janeiro deste ano, após 30 anos foragido. Agências italianas relataram que seu estado de saúde piorou nas últimas semanas, quando ele precisou ser transferido para um hospital de uma prisão de segurança máxima no centro da Itália.

Na última sexta-feira, o hospital onde ele estava informou que o mafioso havia entrado em coma irreversível e já não conseguia se alimentar. Messina Denaro era considerado um dos mais cruéis, condenado 20 vezes à prisão perpétua e condenado também por participar de uma série de atentados em Roma, Florença e Milão em 1993, nos quais 10 pessoas morreram.

Agora, o corpo de Matteo Messina será devolvido à Sicília para um funeral privado.

Reportagem: Marcos Nazone