O inverno na Antártida registrou uma mudança preocupante, com os níveis de gelo marinho ao redor da região atingindo os níveis mais baixos já registrados na história, de acordo com o Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos Estados Unidos.

Esse cenário está aumentando os temores entre os cientistas de que as mudanças climáticas estão se intensificando no Polo Sul. Os pesquisadores alertam que essas alterações podem ter graves consequências para a vida marinha na região, em particular os pinguins, que se reproduzem e criam seus filhotes no gelo marinho. Além disso, a redução do gelo marinho pode acelerar o aquecimento global, já que menos luz solar é refletida de volta para o espaço pelo gelo branco.

Os dados mostram que as placas de gelo na Antártida atingiram seu máximo em 2023 em 10 de setembro, cobrindo uma área de 16 milhões de quilômetros quadrados, a menor máxima registrada para um inverno desde o início das medições via satélite em 1979. Essa área é cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados menor do que o recorde anterior, estabelecido em 1986. Essa diminuição no gelo marinho é um sinal preocupante das mudanças em curso na região polar.

Reportagem: Marcos Nazone