Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária identificou os quatro alimentos de origem animal mais frequentemente fraudados no Brasil. Esses alimentos são: mel, manteiga, requeijão e pescados. Essa conclusão foi alcançada a partir de dados de operações conduzidas ao longo de 2022 e 2023.

A fraude alimentar envolve estratégias que visam aumentar o lucro dos produtores, muitas vezes enganando os consumidores. Essas estratégias incluem a troca, adição ou diluição intencionais de um alimento ou matéria-prima, bem como a falsificação de materiais. Tais práticas são consideradas ilegais.

Em operações recentes realizadas pelo Ministério da Agricultura, foram identificadas a presença de aditivos proibidos e informações incorretas nos rótulos do mel. A manteiga, que é um derivado natural do leite, algumas vezes tem gordura vegetal adicionada como substituto do creme de leite. No caso do requeijão, quando há adição de amido, é obrigatório que essa informação conste na embalagem.

Outra forma comum de fraude ocorre com os pescados. Devido à semelhança visual e à venda fracionada, muitos comerciantes rotulam espécies mais populares como peixes de maior valor, o que pode levar os consumidores a pagar mais caro por um produto que não é o que aparenta ser.

Reportagem: Priscyla Ávila