No último domingo, milhares de brasileiros participaram das eleições para o Conselho Tutelar. Os resultados começaram a ser divulgados no mesmo dia, e 30 mil pessoas devem ser eleitas para ocupar o cargo de conselheiros tutelares em todo o país.

As eleições ocorreram em todo o Brasil no dia 1º de outubro e visaram preencher as vagas nos conselhos tutelares dos municípios, órgãos cruciais na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Os resultados começaram a ser divulgados ainda no domingo, com exceção de algumas regiões, como o Distrito Federal, onde os resultados foram divulgados somente na segunda-feira devido a problemas no software de totalização dos votos das urnas. Em Natal, a votação foi adiada devido a erros na distribuição das urnas.

No total, 30 mil pessoas serão eleitas para atuar na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O resultado das eleições para o Conselho Tutelar pode ser conferido no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, além disso, a lista dos eleitos será publicada no Diário Oficial de cada município nesta terça-feira. A posse dos conselheiros tutelares eleitos ocorrerá em 10 de janeiro de 2024.

Neste ano, houve uma participação maior nas eleições do Conselho Tutelar, com mais de 56 mil urnas eletrônicas sendo utilizadas em algumas cidades pela primeira vez.

Os conselheiros tutelares têm a missão de proteger crianças e adolescentes cujos direitos foram violados, atuando no recebimento de denúncias e em ações de fiscalização. Além disso, eles fornecem proteção em situações de abuso e, como um órgão autônomo e permanente, também fiscalizam outros órgãos e instituições para assegurar o cumprimento desses direitos fundamentais.

Reportagem: Marcos Nazone