A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha Brasileira realizou hoje uma cerimônia de qualificação do primeiro submarino brasileiro, conhecido como SCPN. O evento ocorreu no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

O corte da primeira chapa foi um marco significativo no processo de construção do submarino, pois representa o início da fabricação da estrutura que compõe a chamada seção de qualificação. Essa etapa é responsável por garantir que engenheiros, técnicos e operários possam realizar suas atividades na fase de testes.

Segundo a Marinha, a seção de qualificação permitirá avaliar a capacidade única no hemisfério sul de construir esse modelo de embarcação, além de certificar que todos os processos atendam às especificações e possuam o nível de qualidade necessário para a homologação e autorização para iniciar a construção do casco do submarino.

A Marinha também afirma que as características desse modelo de submarino aumentam a capacidade do Brasil de proteger e patrulhar suas reservas marítimas, contribuindo para a garantia e proteção dos interesses nacionais.

Atualmente, apenas seis países possuem submarinos nucleares: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, China e Índia, e agora o Brasil ingressa nesse grupo seletivo.

Reportagem: Ana Beatriz Melo