O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em parceria com o Ministério da Saúde, deu início nesta semana à pesquisa nacional para coletar informações sobre demografia, saúde reprodutiva e nutrição das crianças. Agentes do IBGE visitarão, nos próximos quatro meses, mais de 133 mil residências em todo o Brasil.

O último levantamento havia sido realizado em 2006. O estudo mapeia a saúde da população brasileira, com atenção especial ao sistema reprodutivo de homens e mulheres e à nutrição de crianças. O levantamento, feito em parceria entre o Ministério da Saúde e o IBGE, integra um programa internacional já efetuado em mais de 90 países.

Os resultados vão servir para compor os indicadores ligados às Metas de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Nos próximos quatro meses, agentes de coleta do IBGE visitarão aproximadamente 133 mil domicílios, em mais de 2.500 municípios.

Os dados informados pelos participantes têm o sigilo garantido por lei. Na última edição, a pesquisa apontou a dificuldade de acesso a remédios para doenças como bronquite, asma e artrite. Também descobriu que 80% das mulheres negras não tinham plano de saúde, enquanto entre as brancas esse índice era de 64%.

Reportagem: Ediana Pimenta