Na madrugada desta quinta-feira, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, trazendo 214 brasileiros repatriados de Israel. Este é o segundo voo da FAB destinado a trazer cidadãos brasileiros que estavam retidos devido ao conflito em curso entre Israel e o Hamas.

Mais 214 brasileiros foram repatriados de Israel e já desembarcaram no Brasil na madrugada desta quinta-feira. Este é o segundo voo realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB). O primeiro avião de resgate chegou à Base Aérea de Brasília na madrugada de quarta-feira e trouxe 211 passageiros que decolaram de Tel Aviv.

Para repatriar os brasileiros retidos na região do conflito entre Israel e o Hamas, o governo federal mobilizou a chamada operação Voltando em Paz. Quatro voos adicionais estão programados até domingo com destino ao Recife, São Paulo e ao Rio de Janeiro.

A empresa aérea Azul irá custear as passagens para o deslocamento até o destino final de cada cidadão. O terceiro avião da FAB decolou hoje de manhã de Roma, na Itália, com destino a Tel Aviv para repatriar mais 69 brasileiros.

Neste primeiro momento, a estimativa é retirar, no total, 900 brasileiros que estão em Israel e na Palestina.

No entanto, mais de 2.000 brasileiros que se encontram na área do conflito solicitaram ajuda do governo para retornar ao Brasil. Além disso, o Itamaraty já coletou informações de aproximadamente 2.700 brasileiros interessados em deixar o Oriente Médio, a maioria dos quais são turistas que estavam visitando Tel Aviv e Jerusalém quando o conflito teve início.

Reportagem: Rackel Vieira