O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já está em solo israelense. Durante uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, ele reforçou o apoio dos Estados Unidos a Israel e disse que está impressionado com a coragem do povo israelense. Joe Biden desembarcou em Tel Aviv na manhã desta quarta-feira e de imediato se reuniu com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, com o intuito de discutir soluções para os conflitos que ocorrem na Faixa de Gaza.

Conforme especialistas em relações internacionais, a presença de Biden em Israel tem o intuito de reforçar formalmente o apoio dos Estados Unidos a Israel. Em meio a uma parceria histórica entre ambos os países, também tem o objetivo de evitar que o conflito se intensifique e envolva outros países, como o Irã, o Líbano e a Síria.

A visita de Biden ocorre durante um momento muito tenso do conflito, um dia após a explosão de um hospital na Faixa de Gaza, que foi atingido por um míssil.

A conversa amistosa e cautelosa entre Biden e Netanyahu reforçou o apoio norte-americano a Israel.

“Estou profundamente triste e indignado com a explosão no hospital em Gaza… Com base no que vi, esse ato não foi feito por vocês de Israel, e sim do outro lado. Mas tem muita gente lá, nós não temos certeza, ainda não se tem certeza sobre muitas coisas, mas precisamos também ter a atitude de salvar os palestinos civis que também são vítimas desse atentado”, afirmou o presidente dos Estados Unidos.

Em outro ponto da conversa, Biden afirmou:

“O mundo está todo de olho. Israel tem um conjunto de valores como os Estados Unidos e outras democracias, e todos estão olhando para ver o que vamos fazer. Então, Sr. Ministro, estou feliz por estar aqui, obrigado por me receber. Estou com expectativa para os próximos passos da discussão e quero dizer ao povo de Israel sobre a sua coragem e compromisso. A sua bravura é impressionante.”

O presidente dos Estados Unidos segue cumprindo agenda em Israel.

Reportagem: Segismar Júnior