Um levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises do Rio de Janeiro aponta que o nível de satisfação de turistas brasileiros que visitam a cidade é de 9.3. Entre os pontos turísticos preferidos estão o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e o Museu do Amanhã.

A sondagem realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises do Rio de Janeiro ouviu 855 turistas entre os dias 16 e 22 de agosto nos pontos turísticos Pão de Açúcar e Corcovado, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro.

Segundo o levantamento, 55,4% dos turistas ouvidos na pesquisa visitavam a cidade pela primeira vez, e 44 já tinham viajado para o município anteriormente.

A sondagem aponta ainda que entre os turistas, 66.8% são brasileiros, sendo 28.9% paulistas, 8.6% mineiros, 7% gaúchos, 6.7% catarinenses e 6.1% paranaenses.

Entre os estrangeiros, que representam 33.2% dos ouvidos pela pesquisa, 13.7% são chilenos, 13% franceses, 12% americanos, 10.6% argentinos e britânicos e mexicanos, ambos com 4.9%.

Entre os principais motivos que levaram os turistas a escolherem a Cidade Maravilhosa como destino estão o lazer, as férias, negócios e trabalho.

Já em relação às atrações turísticas, os pontos queridinhos pelos turistas são o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Museu do Amanhã, o AquaRio, a Praia de Copacabana, a Escadaria Selarón e o Maracanã.

Quanto à segurança, 41.9% dos entrevistados afirmaram que o Rio de Janeiro não é seguro. Em contrapartida, 66.5% afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a segurança.

A pesquisa revela ainda como o turismo influencia na economia local. A visita dos turistas, de acordo com o levantamento, provoca um impacto de 6 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB), com geração de 100 mil empregos.

Reportagem: Andreia Nikely