As Cataratas do Iguaçu registraram nesta segunda-feira uma vazão de 24,2 milhões de litros de água por segundo, o terceiro maior volume dos últimos 40 anos. Veja só!

Segundo a concessionária Urbia Cataratas, responsável pela gestão turística do Parque Nacional do Iguaçu, este é o terceiro maior volume dos últimos 40 anos. As quedas d’água tiveram uma vazão recorde de 46,3 milhões de litros por segundo em 2014 e de 35 milhões de litros por segundo em 1983. Já, por outro lado, a menor vazão observada foi durante a seca em abril de 1979, com 100 mil litros por segundo. Dados da Metsul Meteorologia mostram que a vazão média normal é de 1,5 milhão de litros por segundo.

A equipe técnica da concessionária segue monitorando e avaliando em tempo real a situação do Rio Iguaçu na região das Cataratas, no Brasil. No lado argentino, uma passarela foi arrastada pelas águas, mas o local estava interditado.

A alta extrema do nível das Cataratas é resultado das fortes chuvas que atingiram o Paraná e o nordeste da Argentina nos últimos dias, com acumulados de até 360 mm.

Reportagem: Robson Alves