Nosso assunto agora é política. Isso porque a Câmara Federal aprovou importantes projetos que ampliam os direitos para pessoas com deficiência.

Em sessão plenária, os deputados aprovaram 3 projetos que ampliam os direitos de pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Um deles formaliza a Política Nacional de Atenção Integral à Pessoa com a Síndrome de Hiperobilidade, doença que afeta determinados movimentos físicos, além de instituir um outro projeto que prioriza pessoas com deficiência em processos que correm na justiça. Na sessão, os deputados também optaram pela criação do Dia Nacional de Conscientização da Fibrodisplasia Ossificante Progressiva, patologia que afeta os pés e partes ósseas; neste caso, foi escolhido o dia 23 de abril para relembrar oficialmente essa data.

A deputada Amália Barros do PL de Mato Grosso, que propôs este último projeto citado, ressalta a importância desses projetos que tendem a estimular o diagnóstico no prazo que é preconizado pelas autoridades de saúde.

De um lado, Amália Barros do Partido Liberal; do outro, o deputado petista Merlong Solano do Piauí. Eles fazem parte de partidos que se opõem em diversos temas, mas nesta causa deixam as diferenças ideológicas de lado e se unem.

Merlong é autor do projeto que prioriza pessoas com deficiência em processos judiciais.

Os projetos foram encaminhados para serem votados no Senado Federal.

Reportagem: Segismar Júnior