Um novo ciclone deve causar temporais no Sul do Brasil durante o feriado. Desde o mês de Setembro a região tem sido atingida por chuvas intensas, ocasionando mortes e destruição.

Um novo ciclone extratropical estará formado, com o centro de atuação na costa do Rio Grande do Sul, na sexta-feira. Conforme o alerta da climatempo, a previsão indica que o início será hoje. O evento meteorológico é tido como um dos mais intensos a atingir o local. A previsão é de uma pressão atmosférica muito baixa e acelerada intensificação do sistema juntos às costas gaúcha e uruguaia, agravando o potencial de ventos fortes a intenso com danos e transtornos, especialmente na rede elétrica.
Entre hoje e amanhã a situação é descrita como de risco para tempo severo, principalmente para as regiões norte e central do Rio Grande do Sul. Os meteorologistas alertam para a possibilidade de chuvas intensas e volumosas, alta incidência de raios, granizo de grandes proporções e ventanias.
Desde Setembro, tempestades tem sido frequentes no Sul do Brasil, causando estragos significativos. Outubro terminou com índices de chuvas acima da média na maior parte da região. E as previsões indicam que a situação persistirá em Novembro. Em Setembro, foram registradas 49 mortes confirmadas por causa das chuvas ocorrida no Rio Grande do Sul.

Reportagem: Priscyla Ávila.