A nova Carteira de Identidade começou a ser emitida hoje em todo o Brasil. O novo documento não tem mais o número do RG, apenas o do CPF como registro geral.

A nova Carteira de Identidade Nacional, a CIN, começou hoje a ser emitida em todos os estados brasileiros. O prazo original para que isso começasse acontecer era 6 de março, mas estados que não conseguiram se adequar a tempo, ganharam mais um tempo.

A nova Carteira de Identidade não cria nenhuma nova numeração. Apenas aposenta o RG, que é um documento estadual, e passa a considerar o CPF da pessoa como número de identificação nacional. Além da versão física, o CIN também é disponibilizado para o cidadão no formato digital, com acesso pelo aplicativo Gov.br.

O modelo antigo vai valer até 28 de fevereiro de 2032, portanto, não é preciso trocar o documento agora. A primeira via da Carteira de Identidade Nacional será emitida sem custo, assim como a renovação do documento.

A validade da nova carteira varia conforme a idade do titular: para pessoas de até 12 anos incompletos, a validade é de cinco anos; pessoas de 12 a 60 anos incompletos deverão renovar o documento a cada 10 anos e, para maiores de 60 anos, a validade é indeterminada.

O cidadão que perder o documento e precisar tirar a segunda via terá que pagar uma taxa, que varia de acordo com a unidade da federação.

Reportagem: Priscyla Ávila