Claro, aqui está o texto com uma melhor separação dos parágrafos:

Após decreto do presidente Lula na semana passada, agentes das Forças Armadas vão seguir a partir desta segunda-feira nos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro, para fortalecer ações de combate ao crime organizado.

A medida tem validade até maio de 2024. Os militares terão poder de polícia para barrar rotas de tráfico de drogas e poderão até revistar pessoas, efetuar prisões e inspecionar quaisquer áreas. A medida visa garantir mais segurança nos aeroportos e também nos portos do Rio de Janeiro, em Itaguaí e Santos em São Paulo.

O decreto de Garantia da Lei e da Ordem, chamado de GLO, não é permanente, portanto, restrito e temporário a locais específicos e só pode ser dado pelo presidente da República. O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, não descartou a possibilidade de outros portos e aeroportos serem incorporados na GLO caso a inteligência da operação identifique novas rotas do crime organizado.

O atual governo também reforçou a atuação das Forças Armadas na faixa de fronteira, entre estados como Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Juntando a GLO e o reforço da presença das Forças Armadas, serão utilizados 3.700 homens nas operações.

Reportagem: Marcos Nazone