Para quem possui dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), há uma ótima notícia: o prazo para a renegociação está aberto. Mais de 1 milhão de inadimplentes têm a oportunidade de se beneficiar, com descontos que podem chegar a até 99%.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as somas a serem renegociadas totalizam R$ 54 bilhões. Quem estiver interessado deve procurar a agência do banco responsável pelo financiamento. Além disso, de acordo com o Ministério, qualquer pessoa com contrato no FIES, incluindo aquelas que estão em dia com os pagamentos, pode se beneficiar das novas condições de pagamento oferecidas.

A nova regulamentação cria condições mais favoráveis de amortização para estudantes com contratos do FIES assinados até o final de 2017 e com dívidas vencidas e não pagas até junho de 2023. Estudantes com dívidas vencidas e não pagas por mais de 90 dias em 30 de junho de 2023 podem optar por:

  • Desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas) e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista; ou
  • Parcelamento em até 150 meses do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos, mantidas as demais condições do contrato.

Estudantes com dívidas vencidas e não pagas por mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, que estão inscritos no CadÚnico ou foram beneficiários do Auxílio Emergencial em 2021, podem obter um desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, incluindo o principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais.

Para estudantes com dívidas vencidas e não pagas por mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 que não se enquadram na hipótese anterior, há a possibilidade de obter um desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, incluindo o principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Reportagem: Ana Beatriz Melo