O autodiagnóstico de transtornos mentais está em ascensão nas redes sociais. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é o mais procurado, com 4,4 bilhões de visualizações.

No TikTok, vídeos com a hashtag “saúde mental” já acumulam mais de 3,1 bilhões de visualizações. Nos conteúdos, usuários compartilham suas jornadas para lidar com ansiedade e depressão, mas também enumeram os sintomas que levaram ao diagnóstico de transtornos psíquicos e neurológicos.

Na rede de vídeos, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é o mais procurado, com 4,4 bilhões de visualizações, e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem na sequência, com 1,4 bilhão.

O diagnóstico costuma ser um processo longo e pode ser prejudicado pela identificação com sintomas sem as informações completas.

Aqueles que se identificam passam a buscar mais informações sobre os transtornos e seus desconfortos. Especialistas em psicologia e psiquiatria avaliam que há um lado positivo, como o avanço do debate e a conscientização sobre saúde mental, mas alertam para os riscos do autodiagnóstico sem a consulta a um especialista e a busca por automedicação.

Reportagem: Rone Costa