Um em cada três alunos inscritos não compareceu ao segundo dia de provas do ENEM, que foi ontem. A abstenção ficou dentro da média de edições anteriores do exame.

A ausência de estudantes no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi de 32%, ou seja, um em cada três inscritos não compareceu aos locais de prova no segundo e último dia de teste. Ao todo, mais de 3 milhões e 900 mil pessoas se inscreveram na edição deste ano do exame. A ausência neste domingo foi a mesma do segundo dia da edição de 2022, quando 32% dos inscritos também faltaram. Segundo o INEP, a média histórica de abstenção no ENEM costuma ser de um terço dos inscritos. A exceção foi durante os dois primeiros anos da pandemia. Em 2021, a abstenção bateu o recorde de 55%.

Neste segundo dia de provas, foram testados os conhecimentos de Ciências da Natureza e Matemática. As provas começaram às 13h30 e terminaram às 18h30. Candidatos que terminaram as provas mais cedo puderam sair, mas sem levar o caderno de provas. O gabarito será divulgado no próximo dia 24, e o resultado com o desempenho de cada candidato, no dia 16 de janeiro.

Reportagem: Priscyla Ávila