Imunizante é o primeiro liberado no país que protege contra os quatro sorotipos da dengue, podendo ser aplicado em quem ainda não teve a doença.

Boa notícia para o brasileiro. A vacina da dengue pode ser disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde no ano que vem faz oito meses que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, autorizou no Brasil uma nova vacina contra dengue.

O imunizante, chamado QDenga, teve eficácia de 80% nos estudos clínicos e, diferente da primeira vacina contra a doença que a Anvisa aprovou aqui no Brasil, essa é indicada também para os que não tiveram contato com o vírus anteriormente.

O Ministério da Saúde negocia com a farmacêutica japonesa responsável pelo imunizante e, embora as negociações esbarram, principalmente, no custo elevado de cada dose e na capacidade de produção da vacina, a expectativa é que o imunizante possa chegar à rede pública no ano que vem, em 2024.

Quando isso acontecer, a pasta vai definir os grupos que poderão ser imunizados no SUS. A vacina, da forma como foi aprovada, pode ser aplicada em pessoas de 4 a 60 anos. Só neste ano, até o fim do mês de outubro, já foram registrados mais de 1,6 milhão de casos prováveis de dengue no país. A maior parte dos casos foi identificada nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Reportagem: Ediana Pimenta