O vulcão Monte Merapi, na Indonésia, entrou em erupção no último domingo, resultando na morte de pelo menos 11 pessoas, enquanto outras foram encontradas com vida. O responsável pelas operações de salvamento, Abdul Malik, informou que 26 pessoas não foram retiradas das proximidades do vulcão, com 11 delas já confirmadas como vítimas fatais e três encontradas vivas.

A erupção teve início no dia anterior, e Abdul Malik também revelou que um total de 75 excursionistas estava na montanha desde sábado, sendo que 12 ainda não foram localizados. As cinzas expelidas pelo Monte Merapi atingiram altitudes até 3 mil metros acima do esperado, e as equipes de resgate estão trabalhando para encontrar as vítimas. O vulcão, com 2.891 metros de altura, recebe o nome que significa “Montanha de Fogo”, e as autoridades indicaram que ele está atualmente no terceiro nível de alerta, em uma escala de quatro, levando à estabelecimento de uma zona de exclusão de três quilômetros ao redor da cratera.

A Indonésia está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, uma região onde as placas continentais se encontram, resultando em atividade vulcânica. O país abriga quase 130 vulcões ativos, destacando os riscos geológicos associados à sua localização.

Reportagem: Marcos Nazone