Esta segunda-feira é marcada pelo Dia Internacional dos Migrantes, e a Organização das Nações Unidas pediu solidariedade e respeito pelos direitos humanos.

Em uma postagem nas redes sociais, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, afirmou que “a migração permite que milhões de pessoas melhorem suas vidas. No entanto, a migração mal governada é a causa de grande sofrimento, e uma gestão mais humana e ordenada pode beneficiar todos, incluindo as comunidades de origem, trânsito e destino.”

Essa fala ocorre em alusão ao Dia Internacional dos Migrantes, instituído pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2000. De acordo com a ONU, em escala mundial, aproximadamente 114 milhões de pessoas estão deslocadas, incluindo 36 milhões de refugiados.

A organização afirma que, independentemente dos motivos que levam as pessoas a se moverem, os migrantes e deslocados representam alguns dos grupos mais vulneráveis e marginalizados na sociedade, frequentemente expostos a abusos e exploração, com acesso limitado a serviços essenciais.

Reportagem: Marcos Nazone