A Polícia Federal deflagrou hoje uma operação para investigar suspeitas de desvio de verbas públicas e pagamento de propina no Rio de Janeiro.

A operação foi batizada de sétimo mandamento e investiga suspeita de fraudes em licitações e contratos administrativos, desvio de verbas públicas e pagamentos de “propinas” no estado do Rio de Janeiro. Foram expedidos três mandados de busca e apreensão em uma investigação sobre corrupção e lavagem de dinheiro em quatro projetos sociais no estado.

Os Policiais Federais cumprem ainda sete medidas de afastamento de sigilo bancário e fiscal e seis medidas de afastamento de sigilo telemático. Segundo a PF, além de envolver o pagamento de propina nos contratos, os investigados direcionavam os projetos para seus redutos eleitorais.Foram identificados pagamentos de vantagens ilícitas variáveis que totalizam mais de R$ 70 milhões.

Os crimes envolveram a execução dos projetos novo olhar, rio cidadão, agente social e qualimóvel, entre os anos de 2017 e 2020. As investigações identificaram que a organização criminosa fraudava licitações e contratos. As investigações seguem em sigilo.

Reportagem: Priscyla Ávila.